Dra. Tatiana Simis

| CRM: 116927/SP | RQE: 31148

Dermatologia Clínica

Vitiligo

Vitiligo

O vitiligo caracteriza-se por manchas brancas no corpo resultante da perda do pigmento melanina. Pode acometer qualquer parte do corpo e frequentemente afeta ambos os lados de maneira simétrica. As áreas comumente afetadas são: face, axilas, punhos, dorso mãos e pés, genital, quadril, joelhos e tornozelos.

Quem tem vitiligo?

Afeta 1 a 2% da população, 50% dos casos inicia antes dos 20 anos e 20% apresenta história familiar.

O que determina a cor da pele?

A melanina determina a cor da pele, dos cabelos e olhos. É produzida nas células denominadas melanócitos. Se essas células morrem ou perdem a sua função a pele interrompe a produção de melanina perdendo a sua coloração.

O que causa o vitiligo?

Não se sabe exatamente o que causa o vitiligo, mas existem 4 principais teorias: 1. Funcionamento anormal de células nervosas com liberação de substâncias tóxicas que danificam os melanócitos 2. Destruição dos melanócitos pelo sistema imune do organismo 3. Autodestruição dos melanócitos durante o processo de produção da melanina por substâncias tóxicas 4. Defeito genético que torna os melanócitos susceptíveis

Qual é a evolução do vitiligo?

A evolução e a gravidade do vitiligo podem variar entre os indivíduos. Existem diferentes tipos de vitiligo desde o localizado (com pequena perda da pigmentação) até o generalizado (com acometimento extenso).

Qual é o tratamento?

Existem várias formas de tratar o vitiligo depende da extensão da doença. Podem ser utilizadas medicações tópicas (corticosteroides, imunomoduladores, psoralenos), sistêmicas (corticosteroides, polivitamínicos, fenilalanina, psoralenos), fototerapia e auto-enxerto. A fototerapia muito utilizada e efetiva no tratamento do vitiligo consiste na utilização de lâmpadas que emitem um espectro da radiação ultravioleta com o intuito de estimular a pigmentação. A cirurgia do auto- enxerto consiste na retirada de pequenos fragmentos de pele pigmentada de uma área doadora que é enxertada em áreas afetadas pela doença no próprio indivíduo.

As crianças e mulheres grávidas também podem ser tratadas.

As pessoas com vitiligo generalizado com a maior parte da pele com perda da pigmentação podem optar pela terapia de despigmentação das áreas restantes não afetadas pela doença.

A Clínica

Av. Moreira Cesar, 29
Centro - Sorocaba/SP
Ver no google maps

Agende uma pré-consulta

Entraremos em contato muito em breve