Os cabelos saudáveis e bonitos são importantes para a aparência do indivíduo. Os homens, e principalmente as mulheres ficam muito preocupados se eles começam a enfraquecer ou cair. A queda de cabelo é muito comum. Existem inúmeras causas para a queda de cabelo, logo o diagnóstico correto é muito importante para o sucesso do tratamento.
Ciclo normal do cabelo
90% dos cabelos do couro cabeludo ficam em constante crescimento durante 2 a 6 anos. 10% dos cabelos encontra-se na fase de repouso que dura 2 a 3 meses, e no final desta fase os cabelos caem. Normalmente caem de 50 a 100 fios por dia.
Avaliação e causas de queda de cabelo excessiva
O histórico pessoal é muito importante para identificar a causa, como dieta, medicações e vitaminas que tomou nos últimos 6 meses, histórico familiar, doença ou cirurgia recentes e uso de químicas nos cabelos. Para as mulheres, histórico da menstruação, gestação e menopausa. O exame físico dos fios pelo dermatologista também é importante, e complementação com exames laboratoriais. As principais causas são. pós-parto, gripe forte com febre alta, doenças da tireóide, carência de proteínas, medicações, tratamento de câncer, ferro baixo, cirurgias, doença crônica, alopécia androgenética (calvície), alopécia areata e tratamentos químicos abusivos.
Tratamento
A causa da queda de cabelo deve ser identificada e se possível tratada. Existem shampoos, loções, medicações orais para combater a queda. O uso do LED (Light Emiting Diodes) estimula o folículo piloso. E nos casos mais severos pode ser realizado o transplante capilar.