O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente. A principal causa é a exposição solar em excesso durante a vida, especialmente quando ocorrem queimaduras e bolhas. Outras causas menos importantes são: exposição repetitiva ao raio-x, feridas decorrentes de queimadura, exposição ocupacional por substâncias como arsênico e história familiar.
A detecção precoce é muito importante. O exame clínico deve ser realizado a fim de identificar sinais de fotodano que devem ser tratados.
O tipo de câncer de pele mais comum e de crescimento mais lento é o carcinoma basocelular frequente em áreas expostas de pessoas claras.
O carcinoma espinocelular é o segundo mais comum e tem crescimento mais rápido. Ocorre principalmente na face e orelhas de pessoas claras.
O tipo mais grave é o melanoma. Geralmente manifesta-se como uma pinta escura (castanha a preta). Pode ocorrer também nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, nas unhas e boca. O autoexame ajuda no reconhecimento da lesão A – assimétrica, B – borda irregular, C – coloração não uniforme e D – diâmetro > 0,6 mm (ABCD do melanoma).
O tratamento do câncer de pele é na maioria dos casos.